Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Obras portuguesas no DP

Todas as obras disponíveis para revisão no sítio do Distributed Proofreaders (DP) encontram-se já no domínio público, livres de direito de autor. Isto significa que o autor morreu há pelo menos 70 anos, e que o livro (a edição disponível) foi publicado ainda em vida do autor.

Assim todos os autores que morreram até 1935 (inclusive) são possíveis candidatos de revisão. Existe, no entanto, um controlo por parte dos EUA (uma vez que o sítio do Projecto Gutenberg e o próprio DP se encontram maioritariamente em servidores nesse país) quanto a questões de direitos no país americano. É possível que um livro no domínio público em Portugal, não o seja nos EUA, e que por esse motivo não seja autorizada a sua colocação no sítio do DP. Um bom exemplo desta situação é a Mensagem de Fernando Pessoa.

Uma das maiores fontes de livros em língua portuguesa do projecto é a Biblioteca Nacional Digital, que fornece as imagens e o texto em OCR.

Boas revisões.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Página a Página no AEIOU

O sítio do Página a Página já está no portal da AEIOU.

Esta iniciativa faz parte da campanha de publicidade desenvolvida para divulgar o projecto do Distributed Proofreaders entre os fluentes de língua portuguesa.

Aqui fica a confirmação:

Página a Página >>
Sítio de apoio aos Voluntários de Língua Portuguesa do Projecto Distributed Proofreaders.
[Classificado em: Passatempos Livros Solidariedade Weblogs ]

Boas revisões.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

100 Voluntários

Atingimos hoje os 100 voluntários de língua portuguesa no Projecto do Distributed Proofreaders.

Este é um projecto que tem vindo a crescer se forma progressiva, chegando a cada vez mais pessoas. Agradeço todo o esforço e trabalho realizado.

Boas revisões.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Envio de informação a Associações de Estudantes

Estamos a proceder ao envio de informação sobre o projecto do Distributed Proofreaders (DP) às Associações de Estudantes de Escolas Secundárias, Institutos Superiores e Universidades Portuguesas.

O projecto consegue assim abranger a população académica de forma mais directa.

Talvez em breve tenhamos mais subgrupos organizados dentro do DP, à semelhança do grupo criado pelos alunos do IST (ISTeam).

Boas revisões

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Folheto actualizado

O folheto do Distributed Proofreaders foi actualizado. O anterior datava de Abril de 2005. Pode fazer o download a partir da barra lateral.

O link para esta página (http://pagina-a-pagina.blogspot.com) foi incluído e o número de obras revistas passou de 25 para cerca de 50.

A campanha de publicidade vai avançando gradualmente.

Boas revisões.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Publicidade do Projecto em língua portuguesa

O projecto Distrubuted Proofreaders torna-se cada vez mais conhecido dos fluentes de língua portuguesa.

São vários os sítios que apoiam o projecto. Aqui ficam algumas ligações:

Biblioteca Nacional Digital
Centro Nacional de Cultura (CNC)
Correio Ciberdúvidas
e-Cultura.pt
FERSAP
Fórum do Bookcrossing
Fórum do Clube CUP (necessário login)
Fórum Filhos de Athena (necessário login)
Fórum Sevenwaters (necessário login)
Gildot
Ouvi Dizer...
Proof2000

Blogs pessoais:
À Luz de uma Vela
Amostrinha do outro lado do espelho
De malinha na mão aqui vou eu!
Voando por aí

Colabore e ajude a divulgar.

Boas revisões.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Notificação de nova obra

Deseja ser informado quando uma nova obra entrar em processamento na ronda P1 (1ª revisão) no Distributed Proofreaders?

Este serviço está disponível para quem estiver interessado no trabalho desenvolvido no sítio do DP. Se estiver registado no sítio do Distributed Proofreaders e estiver interessado em receber este tipo de mensagens, envie uma PM (Private Message) directa a partir do DP dirigida a rfarinha ou um email (para rfarinhadp_AT_gmail_DOT_com) indicando o endereço de email no qual deseja receber essa informação.

Quais as vantagens?
Passará a aceder às obras em processamento e às estatísticas referentes ao número de páginas concluídas por utilizador (actualizado mensalmente), tudo a partir do seu email pessoal.

Porquê o email directo e não o
nome de utilizador/nickname?
Este tipo de mensagens deixou de ser enviado através do sistema de PM's interno (ver notícia aqui). Não sendo possível enviar emails sem ter o endereço, este passou a ser solicitado para este efeito.

E se eu não me quiser registar no sítio do DP, posso receber estas mensagens?
Sim. Estas mensagens são destinadas a quem se interessa pelo trabalho desenvolvido no Distributed Proofreaders. Pode inclusivamente ser uma forma de perceber que seria um projecto em que gostasse de estar envolvido. Alternativamente pode sempre informar-se da existência de uma nova obra através do sítio do Página a Página.

Como deixar de receber este tipo de mensagens?
Ao receber um email através deste sistema, terá acesso a um endereço de email ( dp-leave_AT_livro-aberto_DOT_net ) que lhe permite deixar de receber este tipo de mensagens. Basta enviar uma mensagem em branco para o email indicado e deixará de receber estas mensagens.

Boas revisões

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Regras em Português no DP

A tradução das regras de revisão e formatação está agora disponível directamente no sítio do Distributed Proofreaders.

Relembro que as regras de revisão se destinam a voluntários que trabalhem as rondas P1 e P2 e que as regras de formatação se referem às rondas F1 e F2.

Estas ligações ficarão sempre disponíveis a partir desta página na barra lateral.

Boas revisões.

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Glossário

Penso fazer sentido a criação de um Glossário do DP. Há palavras muito próprias utilizadas no DP, que podem ser de difícil compreensão para quem só agora toma contacto com o Projecto. Assim este será um post sempre em actualização, assim que necessário.

Distributed Proofreaders (DP) -- Projecto de revisão de obras, pelo método de comparação entre a imagem de uma página e o OCR dela resultante. URL: http://www.pgdp.net

DP -- Ver Distributed Proofreaders

Edição -- Correcção de erros gramaticais e ortográficos existentes no texto, de acordo com as regras gramaticais vigentes. Não é o que se pretende com o DP. Diferente de formatação e revisão.

Formatação -- Comparação de imagem e de texto de OCR, verificando se existem diferenças quanto ao formato de ambas. O objectivo é aproximar o formato do texto (verso, peça de teatro, espaçamento entre parágrafos...) de ambas (rondas F1 e F2). Diferente de edição e revisão.

Grupos
-- No sítio do DP chamam-se "Teams". São equipas que competem em número de páginas. O volume de páginas corresponde ao total de páginas revistas por todos os membros desse grupo. Todos os grupos têm um fórum de discussão próprio. Existem vários grupos em língua portuguesa. Ex: Portuguese, Brasil, ISTeam...

Notificação -- Mensagem enviada a todos os voluntários a anunciar a entrada de uma nova obra no DP.

Obras
-- Livros

OCR -- Reconhecimento Óptico de Caracteres. Percepção que o computador faz do texto existente numa imagem.

Participante
-- Revisor esporádico de obras em língua portuguesa, inscrito no DP, mas que não recebe uma notificação cada vez que uma nova obra entra em processamento.

PG -- Ver Projecto Gutenberg.

Pós-processamento -- Junção de todas as páginas para criar um e-book final, antes de ser inserido no sítio do PG.

Processamento -- Nome atribuído ao conjunto das 5 rondas (P1, P2, P3, F1 e F2).

Projecto Gutenberg (PG) -- Projecto que engloba livros online em várias línguas, para distribuição gratuita. URL: http://www.gutenberg.org

Projecto Gutenberg PT -- Sítio do PG traduzido para língua portuguesa pelo grupo de trabalho de Ricardo F. Diogo. URL: http://www.gutenberg.org/pt

R* -- Utiliza-se para designar o trabalho desenvolvido antes da existência de 4 rondas (actualmente 5). Até Junho de 2005 existiam apenas 2 rondas. Passaram então a existir 3 rondas, mais uma do que até então (duas de revisão e uma de formatação). Este símbolo passou a representar a soma em termos quantitativos do número de páginas das duas rondas revisão.

Revisão -- Comparação de imagem e de texto de OCR, verificando se existem diferenças quanto à grafia de ambas. O objectivo é igualar mesmo que as palavras da imagem já não existam (rondas P1, P2 e P3). Diferente de edição e formatação.

Rondas
-- Fases pelas quais o livro passa até ficar concluído. Existem 3 rondas de revisão (P1, P2 e P3), 2 de formatação (F1 e F2) e 2 de pós-processamento (PP e PPV).

Smoothreading (SR) -- Revisão livre da obra integral. Não substitui o pós-processamento, mas funciona como uma "segunda opinião". Esta ronda especial está aberta a todos.

Voluntário
-- Pessoa que faz revisão de obras em língua portuguesa, inscrito no DP, que recebe uma notificação cada vez que uma nova obra entra em processamento.

Boas revisões.

Etiquetas:

Estatísticas de Janeiro (2006)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Janeiro. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 48 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 20 livros (5 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 90 voluntários e 154 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:


P1 P2 F1 F2 Total
1 5 7 2 0 14
2 a 8 90 19 101 14 224
9 a 15 34 28 118 69 249
16 a 22 350 140 55 188 733
23 a 29 186 145 110 217 658
30 a 31 25 8 10
20
63
Total 690 347 396 508 1941

Obrigada a todos.
Continuação de boas revisões.

P.S. Será que em Fevereiro ultrapassamos as 2000 páginas?

Etiquetas: