Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, outubro 27, 2008

Amor de Salvação

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um livro de um autor já nosso conhecido.

Aqui fica um excerto:

«O leitor folhêa duzentas paginas d'este livro, e o amor de felicidade e bom exemplo não se lhe depara, ou vagamente lhe preluz. Tres partes do romance narram desventuras do amor de desgraça e mau exemplo. A critica, superintendente em materia de titulos de obras, querendo abater-se a esquadrinhar a legitimidade do titulo d'esta, póde embicar, e ponderar—que o amor puro, o amor de salvação vem tarde para desvanecer as impressões do amor impuro, do amor infesto.

Respondo humilimamente:

Amor de salvação, em muitos casos obscuros, é o amor que excrucia e deshonra. Então é que o senso intimo amostra ao coração a sua ignominia e miseria. A consciencia regenera-se, e o coração, rehabilitado, avigora-se para o amor impolluto e honroso. Assim é que as enseadas serenas estão para além das vagas montuosas, que lá cospem o naufrago aferrado á sua tabua. Sem o impulso da tormenta, o naufrago pereceria no mar alto. Foi a tempestade que o salvou.»


Excerto da obra Amor de Salvação de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 23 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

sábado, outubro 25, 2008

Navegar no Dicionário

O Dicionário Aberto tem agora uma nova funcionalidade.

Para além da pesquisa directa de palavras e da palavra aleatória, é agora possível navegar no Dicionário, tendo uma noção da ordem pela qual as palavras surgem.

Esta nova forma possibilita o conhecimento das palavras e de palavras semelhantes às pesquisadas.

Para aceder a esta nova forma de navegação, clique na ligação "Navegar no Dicionário" que encontrará por baixo da caixa de pesquisa, ou então, clique aqui.

Descubra. Explore. Conheça.

Boas pesquisas.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 14, 2008

O assassino de Macario

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma comédia.

Aqui fica um excerto:

«BARNABÉ

Fazia pouco negocio... Resolvi ir para o Mexico, por que n'um paiz, n'um paiz quente, bem percebes, mostra-se mais a barriga das pernas... Fundei o meu estabelecimento no Mexico, e grangeei logo toda a freguezia das boas pernas do paiz... com sáias curtas.

SEBASTIANA

Olha que pechincha!...

BARNABÉ

Vais vêr... um par das taes pernas... duas buxas fizeram-me uma impressão profunda... Todas as profissoens tem os seus perigos... Esposei...»

Excerto da obra O assassino de Macario de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 16 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 09, 2008

Viriatho: Narrativa epo-historica

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma narrativa ficcionada da história de Viriato e das guerras Viriatinas

Aqui fica um excerto:

«Quando estava para ser proferida a sentença sobre as responsabilidades de Servio Galba, eccoaram por toda Roma as desoladoras noticias vindas da Lusitania: a derrota formidanda de Vetilio! a morte ignominiosa do general romano! O exercito reduzido a seis mil homens, refugiado na cidade de Carpesso! E o poder de Roma ameaçado por um cabecilha, dizem que outr'ora Pastor, outros affirmam que Salteador de estradas, outros que é uma apparição maravilhosa d'esse Viriatho, que ha setenta e dois annos acompanhára Annibal á Italia, e que combatendo em Cannas fôra morto por Paulo Emilio!»

Excerto da obra Viriatho: Narrativa epo-historica de Teófilo Braga, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 31 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

domingo, outubro 05, 2008

A Revolução Portugueza: O 5 de Outubro (Lisboa 1910)

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que faz todo o sentido ser publicada hoje.

Aqui fica um excerto:

«De todos os relatos que vieram á tona da imprensa portugueza sobre episodios do movimento que implantou a Republica no nosso paiz, conclue-se nitidamente esta coisa curiosa: raros foram os pontos do programma revolucionario que se cumpriram á risca. No emtanto, o movimento triumphou. As longas horas de espectativa dolorosa, que uns passaram a desafiar a morte e outros a contas com a torturante ignorancia da verdade, desfecharam na manhã de 5 de outubro em delirante estralejar da victoria---alcançada simultaneamente pelo esforço heroico de meia duzia de patriotas e a inacção de centenares de descrentes. O movimento triumphou apesar de tudo: da ausencia, no momento supremo, de elementos de coordenação revolucionaria, do desanimo que bem cedo invadiu quasi a totalidade dos dirigentes da campanha, da falta sensivel de armamento destinado aos carbonários e outros civis.»

Excerto da obra A Revolução Portugueza: O 5 de Outubro (Lisboa 1910) de Jorge de Abreu, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 20 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

A philosophia da natureza dos naturalistas

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que reforça a versatilidade do seu autor.

Aqui fica um excerto:

«A doutrina da evolução é apenas uma das determinações, a mais recente e porisso a mais intensa, e intima, do naturalismo moderno.

E convirá notar que o seu apparecimento é simultaneo na astronomia, na geologia, na biologia, na linguistica e na historia: Lamarck, Laplace, Werner, Goethe, Geoffroy Sainte-Hilaire, Herder, Saint-Simon, Bopp, Adelung, são contemporaneos, ou proximamente contemporaneos.

O evolucionismo dentro das sciencias da natureza não é mais do que a applicação a uma ordem de factos do principio fundamental do pensamento moderno, uma das suas determinações particulares.»


Excerto da obra A philosophia da natureza dos naturalistas de Antero de Quental, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 10 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 01, 2008

Estatísticas de Setembro (2008)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Setembro. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 22 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 35 livros (2 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 228 voluntários e 469 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:



P1 P2 P3 F1 F2 Total
1 a 7
224
279
319
139
170
1131
8 a 14
121
148
263
274
222
1028
15 a 21
120
233
110
191
459
1113
22 a 28
122
168
364
85
235
974
29 a 30
12
73
55
27
115
282
Total 599
901
1111
716
1201
4528
%
13,23
19,9
24,54
15,81
26,52
100

Continuação de boas revisões.

Etiquetas: