Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

domingo, novembro 30, 2008

A Filha do Arcediago

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um romance de um autor já nosso conhecido, Camilo Castelo Branco.

Aqui fica um excerto:

«Leitores! Se ha verdade sobre a terra, é o romance, que eu tenho a honra de offerecer ás vossas horas de desenfado.

Se sois como eu, em cousas de romances (que no resto, Deus vos livre, a vós, ou Deus me livre a mim) gostareis de povoar a imaginação de scenas, que se viram, que se realisaram, e deixaram de si vestigios, que fazem chorar, e fazem rir. Esta dualidade, que caracterisa todas as cousas d'este globo, onde somos inquilinos por mercê de Deus, é de per si um infallivel symptoma de que o meu romance é o unico verdadeiro.»


Excerto da obra A Filha do Arcediago de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 33 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

As concessões de direitos magestaticos...

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um documento histórico referente ao assunto das colónias portuguesas em África, nomeadamente Moçambique.

Aqui fica um excerto:

«Sabendo que ao abrigo ou sob inspiração das graves e generosas apprehensões suggeridas pelos acontecimentos da Africa Oriental, um movimento de opinião ou de interesses se ensaiava junto dos Poderes Publicos, no sentido de entregar toda ou parte da provincia de Moçambique, não sómente á exploração monopolista, mas á occupação e jurisdicção publica de uma ou de mais de uma Companhia dotada de privilegios e direitos que são attributos privativos de soberania:--a Sociedade de Geographia de Lisboa, continuando escrupulosamente a sua missão e tradicção legal, não quiz que do seu silencio, em assumpto que tão intima e naturalmente importava a uma e á outra, podesse deduzir-se uma cumplicidade que ainda quando devesse considerar-se louvavel e honrosa, como varias vias lh'a solicitavam, não se conformava com os principios e indole da propria instituição senão quando claramente discutida, explicada e acceita.»

Excerto da obra As concessões de direitos magestaticos a emprezas mercantis para o ultramar da Sociedade Geográfica de Lisboa, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 11 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 26, 2008

Mais divulgação

A secção Recortes de Imprensa do Página a Página foi hoje actualizada com duas entradas:

  • O artigo de destaque no Portal Universia, datado de Março deste ano, que apresenta o projecto do Distributed Proofreaders (DP). (ver artigo aqui); e

  • A entrevista telefónica realizada pelo Rádio Clube Português ao Director de Produção para a Língua Portuguesa do Projecto Gutenberg (PG), Ricardo Diogo. A entrevista, datada de Setembro do ano corrente, foi resultado da colaboração com o Jornal Online PortugalDiário, dando a conhecer o PG, o DP e o Página a Página aos leitores e ouvintes (ler artigo aqui e ouvir entrevista aqui)

Boas divulgações.

Etiquetas:

domingo, novembro 23, 2008

Chronica de El-Rei D. Sancho II

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um documento histórico que retrata a vida de D. Sancho II.

Aqui fica um excerto:

«E volvendo ao proposito de sua Istoria, El Rei Dom Sancho com todolos conselhos, e amoestações de amor, e de rigor pelos Papas, e pelos de seu Regno muitas vezes lhe foram feitos, nunca por sua natural fraqueza se quiz, ou nem se pode emendar, nem dar ordem como se os malfeitores emendassem, e castigassem, e privassem dos malificios que cometiam, pelo qual os Prelados, e mais principaes do Regno com todo o povo, por remediarem sua total perdição em que se viam, acordaram de enviar pedir no dito Consilio ao sobredito Papa Innocencio IV que lhes desse auto, e pertencente Regedor pera o Regno, pera o qual foram eleitos pera Embaixadores, e Procuradores Dom Joham Arcebispo de Braga, que em todo o Reinado del­­-Rei Dom Sancho tinha muitas perseguições, e perdas padecidas, e Dom Tiburço Bispo de Coimbra, e Ruy Comes de Briteiros, e Gomes Viegas, nobres Cavalleiros, e pessoas de muita authoridade no Regno, os quaes chegando ao Consilio, propozeram ante o Papa todalas querelas do Regno passadas, e a desesperação que havia pera se nunca emendarem antes ao despois se fazerem peor, pera cuja prova prezentaram aprovadas cartas, e verdadeiras inquirições, que pera esso levávam, e o Papa, que claramente gostou da verdade depois de sobre esso haver sua deliberação lhes respondeo que elles escolhessem, e tomassem por Regedor do Regno de Portugal, quem quizessem, e entendessem, que o faria bem, com tanto que fosse natural do Regno.»

Excerto da obra Chronica de El-Rei D. Sancho II de Rui de Pina, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 19 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

sábado, novembro 22, 2008

Apresentação do Dicionário Aberto

O Dicionário Aberto foi ontem apresentado no encontro da Associação Portuguesa de Linguística (em Braga), apresentando de forma paralela o trabalho realizado no Página a Página, Distributed Proofreaders e Projecto Gutenberg.

Relembro que o Dicionário Aberto é resultado do trabalho dos voluntários do DP, nomeadamente do Projecto Dicionário. Este projecto ainda não está concluído, facto reforçado na apresentação para a obtenção de mais voluntários para a causa.

A apresentação está disponível em linha.

Errata: Ainda não temos 300 obras concluídas em língua portuguesa, mas já estivemos mais longe.

Boas divulgações.

Etiquetas:

domingo, novembro 16, 2008

Judas

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um "Romance Lirico" centrado na traição de Judas.

Aqui fica um excerto:

«PONCIO sem querer ouvil-o:

    Que poderá falhar!

HANAN n'um protesto:

                Que é firme!

JUDAS

                                Que é seguro!

HANAN matreiramente:

    Uma escolta romana ao meu dispôr, e juro
    Por Moysés que ámanhã de noite será preso
    O Nazareno.»


Excerto da obra Judas de Augusto de Lacerda, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 18 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 05, 2008

Infelizes: histórias vividas (1898)

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um livro de pequenas histórias de vida.

Aqui fica um excerto da dedicatória:

«No principio da doença, quando o corpo começa de sentir o embate grosseiro do mal, que o vencerá; (...) vem-nos um profundo egoismo, um completo esquecimento dos outros.(...)

Depois, (...) a alma desliga-se do corpo extenuado e sóbe a mais alto. O proprio soffrimento se desdobra n'uma vaga e serena piedade por tudo o que existe, por todos os que choram...

Então, n'uma d'essas horas de sonho e de nitidas recordações, eu lembrei pobres almas inferiores, tristes desvairamentos em grandes espiritos, máguas inconfessadas--que a minha alma conheceu ou presente nos humildes, nos desprezados...»


Excerto da obra Infelizes: histórias vividas de Ana de Castro Osório, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 14 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

sábado, novembro 01, 2008

Estatísticas de Outubro (2008)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Outubro. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 26 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 29 livros (3 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 235 voluntários e 478 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:



P1 P2 P3 F1 F2 Total
1 a 5
31
66
129
87
422
735
6 a 12
161
256
162
148
230
957
13 a 19
108
262
73
209
418
1070
20 a 26
141
101
434
188
238
1102
27 a 31
116
71
128
6
141
462
Total 557
756
926
638
1449
4326
%
12,88
17,48
21,41
14,75
33,5
100

Continuação de boas revisões.

Etiquetas: