Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, novembro 30, 2009

Opúsculos (Tomo III)

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um dos dez volumes que compõem a obra dos Opúsculos.

Aqui fica um excerto descritivo do conteúdo deste volume:

«Contem este volume diversos escriptos sobre duas questões historicas. A primeira, que se refere ás tradições fabulosas ácerca da batalha de Ourique, quasi que não tem valor algum á luz da sciencia. Expôr semelhantes tradições era, por assim dizer, refutá-las, e perante a historia tal refutação seria de sobra. A segunda, relativa á situação das classes servas na Hespanha desde o VIII até o XII seculo, versa sobre a legitimidade da solução que adoptei n'um dos mais difficeis problemas que se me offereceram ao escrever o terceiro volume da Historia de Portugal na epocha decorrida desde a fundação da monarchia até o fim do reinado de Affonso III.»

Excerto do volume III da obra Opúsculos de Alexandre Herculano, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 36 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

domingo, novembro 29, 2009

Duas letras de uma vez

Terminámos hoje a revisão final das letras X e Y do Projecto Dicionário (revisto também no Distributed Proofreaders).

A revisão final das referidas letras está inteiramente disponível para consulta através do sítio do Dicionário Aberto. A Letra X, composta por 382 palavras, compreende as palavras em língua portuguesa entre x e xystrópodes, e a Letra Y apenas 9 palavras do y ao yttrotantalito.

As 25 primeiras letras do Dicionário totalizam agora 123 314 palavras.

A revisão final da letra Z será iniciada amanhã.

Relembro que esta obra de dois volumes (Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido Figueiredo), só poderá ser adicionada à colecção do Projecto Gutenberg depois de revista na sua totalidade.

Boas consultas.

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 26, 2009

Do W ao X num instante

Começámos e terminámos hoje a revisão final da letra W do Projecto Dicionário (revisto também no Distributed Proofreaders).

A revisão final da referida letra está inteiramente disponível para consulta através do sítio do Dicionário Aberto. A Letra W, composta por 32 palavras, compreende as palavras em língua portuguesa entre w e wríghtia.

As 24 primeiras letras do Dicionário totalizam agora 122 923 palavras.

Hoje, iniciámos também a letra X.

Relembro que esta obra de dois volumes (Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido Figueiredo), só poderá ser adicionada à colecção do Projecto Gutenberg depois de revista na sua totalidade.

Boas consultas.

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 25, 2009

A letra V já voou

Terminámos hoje a revisão final da letra V do Projecto Dicionário (revisto também no Distributed Proofreaders).

A revisão final da referida letra está inteiramente disponível para consulta através do sítio do Dicionário Aberto. A Letra V, composta por 2542 palavras, compreende as palavras em língua portuguesa entre v e vurubana.

As 23 primeiras letras do Dicionário totalizam agora 122 891 palavras.

A revisão final da letra W será iniciada amanhã.

Relembro que esta obra de dois volumes (Novo dicionário da língua portuguesa de Cândido Figueiredo), só poderá ser adicionada à colecção do Projecto Gutenberg depois de revista na sua totalidade.

Boas consultas.

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 12, 2009

O culto da arte em Portugal

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra na qual se analisam as artes em Portugal, nomeadamente a Pintura, a Escultura e a Arquitectura.

Aqui fica um excerto:

«O que constitue a originalidade na architectura de qualquer povo é, como em Portugal, na época manoelina, a subordinação de um systema qualquer de geometria architectural ás condições do clima e da paizagem, á natureza dos materiaes empregados, á flora, á fauna, á concepção religiosa, á historia, á poesia, ao temperamento e á psychologia dos artistas, em cada região. Quanto mais intensa for a intervenção d'esses factores mais original será a obra.»

Excerto da obra O culto da arte em Portugal de Ramalho Ortigão, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 22 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

domingo, novembro 08, 2009

As relações luso-brasileiras

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que fala da relação luso-brasileira comparando com a relação com outros países.

Aqui fica um excerto:

«Ha porventura melhor immigrante do que o português? Direi, sem receio de contradicta, que, para o Brasil, é o melhor, apezar das condições especiaes em que tem estado a nossa patria quanto á instrucção publica.

No Annuario de Estatistica demographo-sanitaria de 1895, Bulhões Carvalho, aliás nem sempre justo com a nossa colonia, reconhece que o português é o immigrante «que tem mais inclinação para se fixar no paiz». É certo. Patriota até onde póde elevar-se esse sentimento, o português, em regra, não se naturaliza. Affeiçôa-se ao novo domicilio; não elege nova patria. Não significa o seu proceder menos estima ao Brasil, senão mais acendrado amôr a Portugal. Para elle ha um paiz sem egual: é o seu, que não tem defeitos, que é o mais intrépido e o mais feliz do mundo...»


Excerto da obra As relações luso-brasileiras de José Barbosa, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 21 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

sábado, novembro 07, 2009

Quatro novelas

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra composta pelas histórias: A vinha, A feiticeira, Diário duma criança e Sacrificada.

Aqui fica um excerto:

«Ao Manoel parecia-lhe que tudo dansava á volta delle, que elle mesmo se sentia voar num rodopio de entontecer. Agora o Diabo, sentado num trôno luminoso de feiticeiras, os pés de bode torcidos e negros a descansar sobre o formoso corpo de Maria, como se fosse um estrado, lia um grande livro de capas encarnadas. A cada folha que voltava, sahia uma nuvem de diabitos fantasticos, saltitantes, folgazões como garôtos ao sahir da escola, que iam juntar-se ás feiticeiras, e tudo corria, voava, num cabriolar estonteante e doido.»

Excerto da novela A feiticeira da obra Quatro Novelas de Ana de Castro Osório, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 15 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 05, 2009

Pelo mundo fora

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é mais uma obra de uma autora já nossa conhecida. Nesta obra a autora narra os seus pensamentos de viagem e expressa homenagens póstumas a outros autores portugueses.

Aqui fica um excerto:

«Quando, ao entardecer, a aragem passava nos tamarindos em flôr, o sombrio apostolo puxava para o rosto o seu capuz escuro, tal era o receio que sentia de enternecer-se deante da belleza ineffavel, do divino mysterio das cousas...

Viu uma enorme sphinge egypcia talhada no rochedo de granito e obrigou-a a confessar o Santo Nome de Jesus Christo. Encontrou um eremita bhuddico, todo nú, de barba branca a fluctuar-lhe em ondas no peito curtido ao sol, e, depois de lhe ouvir a confissão do seu _nihilismo_ absoluto, depois de lhe escutar as blasphemias de um scepticismo sem fim, ainda tentou convertel-o à fé profunda que lhe abrazava o coração.»


Excerto da obra Pelo mundo fóra de Maria Amália Vaz de Carvalho, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 35 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas:

domingo, novembro 01, 2009

Estatísticas de Outubro (2009)

Estas são as estatísticas referentes ao mês de Outubro. Os números apresentados dizem respeito apenas aos livros em língua portuguesa, disponíveis no sítio do Distributed Proofreaders.

Neste mês 42 revisores fizeram pelo menos uma página de um de 46 livros (3 dos quais estão já disponíveis gratuitamente no sítio do Projecto Gutenberg). Temos actualmente 255 voluntários e 544 participantes esporádicos.

O quadro seguinte apresenta o número de páginas por semana (dias) em cada uma das rondas:



P1 P2 P3 F1 F2 Total
1 a 4 75 110 116 46 48 395
5 a 11 247 236 178 40 506 1207
12 a 18 360 71 100 269 298 1098
19 a 25 382 71 203 36 472 1164
26 a 31 135 24 75 73 166 473
Total 1199 512 672 464 1490 4337
%27,6511,8115,4910,734,36100

Continuação de boas revisões.

Etiquetas: