Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Como posso ajudar?

Ler e rever... "Rever uma página por dia" é o lema do sítio, embora não exista qualquer obrigatoriedade. No início, não deverá demorar mais de 12 minutos a rever uma página, tempo que será reduzido com a prática.

Para rever, siga os seguintes passos:

1. Registo
Faça o registo no sítio do Distributed Proofreaders. Deverá receber um email de confirmação para o endereço que indicar no acto de inscrição. Siga as instruções desse email.

2. Leia as regras
Não se deixe intimidar pela quantidade de regras. Só precisará das regras de revisão para a ronda a que tem acesso de momento (P1). As regras de formatação só serão necessárias para rondas mais avançadas. Dispõe da versão portuguesa de ambas aqui no Página a página.

3. Pode começar
Entre na página do Distributed Proofreaders, clique em P1 (em cima à direita). Terá acesso a uma lista de obras em várias línguas. Clique no título da obra a rever (escolha uma marcada com Easy, são geralmente mais fáceis, ideais para ganhar prática). Uma nova janela abrirá automaticamente e para começar a rever clique em "Start proofreading". Poderá então comparar as imagens e o resultado de OCR (reconhecimento automático de caracteres).

Divulgar... fale com os seus amigos e familiares sobre o projecto, coloque uma ligação no seu blogue ou página pessoal, escreva um artigo para o jornal da sua localidade... Toda a publicidade é boa e agradece-se.

Veja aqui o vídeo de demonstração.

Boas revisões e divulgações.

Etiquetas: