Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, abril 22, 2006

Cidade, Serras e o 50º livro

O 50º livro deu hoje entrada no Projecto Gutenberg. A comunidade fluente em português está de parabéns, mas aparentemente os festejos relativos ao destaque no sítio do Projecto Gutenberg só serão concretizados quando se ultrapassar a meia centena de livros, ou seja, será o número 51 que nos conferirá o direito de estar entre o grupo de línguas especiais.

De qualquer forma, não podemos deixar de celebrar a disponibilização de uma obra de renome, como é o caso d'A Cidade e as Serras de Eça de Queirós, convidando-nos à leitura:

"Ora n'esse tempo Jacintho concebêra uma Ideia... Este Principe concebêra a Ideia de que «o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilisado». E por homem civilisado o meu camarada entendia aquelle que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristoteles, e multiplicando a potencia corporal dos seus orgãos com todos os mechanismos inventados desde Theramenes, creador da roda, se torna um magnifico Adão, quasí omnipotente, quasí omnisciente, e apto portanto a recolher dentro d'uma sociedade e nos limites do Progresso (tal como elle se comportava em 1875) todos os gozos e todos os proveitos que resultam de Saber e de Poder... Pelo menos assim Jacintho formulava copiosamente a sua Ideia, quando conversavamos de fins e destinos humanos, sorvendo bocks poeirentos, sob o toldo das cervejarias philosophicas, no Boulevard Saint-Michel."

Excerto do capítulo I., incluído na obra A Cidade e as Serras de Eça de Queirós, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: