Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, abril 15, 2006

Segundo volume disponível

Mais um livro concluído!

Desta vez trata-se do segundo volume de uma crónica de um rei português (D. Dinis), escrito pela mão de Rui de Pina (1440?-1522?), cronista e diplomata nacional.

Leia por si:

"ElRei D. Diniz assi como foi dotado de muitas boondades naturaaes, assi tambem nom lhe faleceram has outras virtudes em todo Reaes, cuja prova, e exemplo, saõ suas excellentes obras, & mui louvadas, ha todos mostrava, que foi Principe mui prudente, e de mui singular concelho, e na fala Portuguez de seu tempo asaaz copioso, e de muita graça, e tratava com grande humanidade ha todos aquelles, que com elle conversavão, e por esso era de todos mui amado especiaalmente, que todos seus cuidados eram honrar, e acrescentar mais sua teerra, e assi procurar que fosse abastada, e provida daquellas couzas porque seus vassallos, e naturaaes fossem mais nobres, e melhor ensinados, sobre ho quaal se diz que hum dia estando com os seus Prelados, e nobres homens em concelho, lembrandose com mostranças de sentimento, que seus Regnos careciam de Escolas, e Estudos de que outras teerras eram mui abastadas, lhes falou nesta maneira."

Excerto do Capítulo XIII do segundo volume da obra Chronica d'el rei D. Diniz de Rui de Pina, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

E com esta obra só falta mais uma para atingir o destaque das 50 obras concluídas em língua portuguesa.

Boas leituras.

Etiquetas: