Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, junho 20, 2006

Pedro Alexandrino da Cunha e sua vivência em Luanda

Uma das obras da série Pequenos Grandes Livros foi publicada hoje no sítio do Projecto Gutenberg.

A reconstituição histórico-social de séculos anteriores, por vezes, só é possível através de obras como esta. Embora seja uma oração fúnebre, esta obra revela-nos, não só os feitos do Sr. Pedro Alexandrino da Cunha, bem como as suas relações com Luanda no século XIX.

Aqui ficam algumas linhas:

"E o homem que lançou nesta terra os primeiros fundamentos da administração publica, que procurou dar ao commercio uma direcção util para as grandes emprezas agricolas e industriaes, que descia com igual aptidão das mais intrincadas questões de um direito administrativo indefinido, e mais consuetudinario que legal, ao detido exame dos trabalhos do artista, do maquinista, do agricultor, o homem cuja gravidade bastou sem grandes correcções a moralisar completamente todas as repartições do Estado, e cuja prudencia e rectidão admiraram os proprios estrangeiros a ponto de o fazerem constar perante quem nunca achára senão motivos para o louvar e engrandecer nos seus Decretos[21]; era ao mesmo tempo de uma espantosa simplicidade nas exigencias externas da grandeza, e de uma exemplarissima modestia."

Excerto da obra Oração funebre recitada nas exequias do Illm.^o e Exm.^o Sr. Pedro Alexandrino da Cunha de António Augusto Teixeira de Vasconcellos, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: