Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Sonetos de Antero de Quental

A primeira obra referente à colecção dos autores da Geração de 70 foi publicada no sítio do Projecto Gutenberg.

Apresentação de um poema:

"No meu sonho desfilam as visões,
Espectros dos meus proprios pensamentos,
Como um bando levado pelos ventos,
Arrebatado em vastos turbilhões...

Numa espiral, de estranhas contorsões,
E donde sáem gritos e lamentos,
Vejo-os passar, em grupos nevoentos,
Distingo-lhes, a espaços, as feições...

--Fantasmas de mim mesmo e da minha alma,
Que me fitaes com formidavel calma,
Levados na onda turva do escarceo,

Quem sois vós, meus irmãos e meus algozes?

Quem sois, visões miserrimas e atrozes?
Ai de mim! ai de mim! e quem sou eu?!..."

Poema No Turbilhão, inserido na obra Sonetos de Antero de Quental, está agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: