Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, setembro 26, 2006

Crítica à senhora Rattazzi

Foi publicada hoje mais uma obra no sítio do Projecto Gutenberg.

Dotada de crítica, esta obra intrecala a seriedade e o humor com naturalidade. A senhora Rattazzi é criticada no seu modo de agir e nos termos portugueses que utiliza, sendo ridicularizada. Aqui fica um pequeno exemplo:

"No merito de _Julio Diniz_ faz os descontos que o snr. Ramalho lhe incutiu. Conhece os _Fidalgos de casa nourisca_, e a _Morgadinka dos Canariaes_. Tenciona fallar de Soares de _Posses_, poeta portuense, cuja elegia do _sepulchro_, diz ella, se canta nas ruas. Exalta o snr. T. Braga que escreveu a _Visáo das tempes_, e _As tempos tades sanoras_, a «Historia do _direitor_ portuguez», e os «_Tracos_ geraes da philosophia _positivia_». Não se sabe se quer dizer _Traços_ ou _Trancos_; talvez seja _Tratos_, ou mais provavelmente _Trapos_, se não fôr cousa peor. Seja o que fôr, pertence á philosophia _positivia_."

Excerto da obra A senhora Rattazzi de Camilo Castelo Branco, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: