Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, março 10, 2007

Viagem por terras de África II

Como referimos anteriormente (ver aqui), em comemoração dos 10000 livros do Distributed Proofreaders concluídos e publicados no sítio do Projecto Gutenberg, está a partir de hoje disponível o segundo volume de uma obra significativa na documentação da exploração do continente africano no século XIX.

Este livro é simultaneamente o 80º livro em língua portuguesa publicado no Projecto Gutenberg.

À semelhança do volume anterior, Serpa Pinto descreve-nos as suas aventuras e desventuras em África, não nos privando das suas emoções, visíveis em trechos como este:

"Corri sem parar até onde podesse ver o mar, e foi com làgrimas a marejar nos olhos, que fiquei extàtico diante d'essa mole immensa de àguas azuladas que se confundiam ao longe, para este, com o azul dos ceos.

N'êsse momento não pude deixar de dizer a mim mesmo, com certo orgulho: "Atravessei a Àfrica, este é o mar Ìndico."

Excerto do segundo volume da obra Como atravessei Àfrica de Serpa Pinto, agora disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista pelos voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Devido ao carácter especial desta obra, seja pela importância histórica ou pela quantidade de figuras e mapas existentes na obra, foi criado um ficheiro HTML para além do habitual ficheiro em ISO-8859-1.

Boas leituras.

Etiquetas: