Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, maio 10, 2007

Novelas à moda de Camilo

São 4 as pequenas histórias narradas por Camilo Castelo Branco, que integram a mais recente obra em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg.

Aqui ficam umas linhas:

«Vi esta morgada, ha tres annos, em Braga, no theatro de S. Geraldo. Estava em scena _Santo Antonio_, o thaumaturgo. A commoção era geral. Tanto a morgada, como seu marido, o commendador Francisco José Alvarães, choravam, ás vezes; e, outras vezes, riam se.

Era uma senhora de espavento, avermelhada, com as frescuras unctuosas e joviaes dos quarenta annos sadíos, seios altos e aflantes, pulsos roliços e averdugados pela compressão das pulseiras cravejadas de esmeraldas e rubis.

Riu-se a morgada quando aquelle Santo Antonio do seculo XIII recitou ás raparigas uma poesia madrigalêsca de Braz Martins,--bom homem que esteve quasi a regenerar o theatro nacional como elle deve ser. A poesia resava assim n'esta prosa innocente:

      _Mimosa nasce a flor e vive ainda,
      Se arrancada não foi logo ao nascer;
      Assim a virgem nasce e vive pura,
      Se o vicio não trabalha p'ra perder_.

_Et coetera_, com a mesma uncção e musica.»


Excerto do conto A Morgada de Romariz integrado na obra As Novelas do Minho de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 31 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: