Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, maio 14, 2007

Terminologia continental e insular

A mais recente obra em língua portuguesa publicada no sítio do Projecto Gutenberg é mais do que um simples programa de exposição. Reúne um conjunto de terminologias e expressões de Portugal Continental e Insular:

«A terminologia popular reclama especial attenção. Os objectos de uso ou productos do povo devem trazer todos os seus nomes locaes, assim como indicados nelles proprios ou em desenho separado os termos que designam cada uma das suas partes, quando esses termos existam.

Nos exemplos que reunimos não indicamos em geral as localidades ou provincias em que os termos respectivos se empregam, por nos ser difficil fazê-lo sempre com rigor. Ouvimos, v. g. em Trás-os-Montes empregar _carpins_ ou _crepins_ pelo que noutras partes se chama _piugas_, _miotes_, _pealhos_, _coturnos_: podiamos ser inclinados a tomar tal termo como especial transmontano, mas ouvimos depois esse mesmo termo na bôca de beirões e hoje não sabemos ainda bem qual a sua extensão geographica. Em trabalhos dialectologicos temos visto dar como especiaes a uma certa provincia, até a uma certa localidade, termos que se encontram muito espalhados no país. A nossa exposição contribuirá consideravelmente para o conhecimento da terminologia popular.»

Excerto da obra Portugal e Ilhas Adjacentes : Exposição Ethnografica Portugueza de Francisco Adolfo Coelho, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 12 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: