Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, julho 12, 2007

História do brasil contada ano a ano

A mais recente adição à colecção de livros em língua portuguesa do Projecto Gutenberg é um índice histórico cronológico, do qual apresentamos um excerto explicativo da publicação:

"Eis porque fizemos publicar a obra na fórma ordinaria, desprezando a dos mappas (que haviamos promettido), e substituimos o titulo pelo que ora tem de _Indice Chronologico, etc_.

(...)

Em compensação encontrará o leitor, alêm do promettido, mais a historia do anno passado (1849), e o estado do Brazil ao findar esse anno e entrar o em que nos achamos de 1850.

E, como graves factos se hão passado até o meiado do corrente anno (data em que isto escrevemos), para satisfazermos a curiosidade do leitor, que quizer hir acompanhando a marcha successiva dos acontecimentos notaveis de nossa Historia Contemporanea, aqui os apresentamos em mui succinta exposição."


Excerto da obra Indice chronologico dos factos mais notaveis da Historia do Brasil de Agostinho Marques Perdigão Malheiro, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 16 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: