Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, outubro 23, 2007

A Illustre Casa de Ramires

O mais recente livro na colecção de obras em língua portuguesa do Projecto Gutenberg conta na verdade duas histórias: a de uma eleição e a de uma novella que um dos candidatos escreve sobre os seus antepassados.

Eis um pedaço dessa novella:

«Nunca elle esperára vingança tão magnifica! O homem que atára seu filho com cordas, o arrastára n'umas andas, o retalhára a punhal deante das barbacans da sua Honra--agora, vilmente nú, amarrado tambem como cerdo, pendurado d'um pilar, emergido n'uma agoa suja, e chupado por sanguesugas, deante de duas mesnadas, das melhores d'Hespanha, que miravam, que mofavam! Aquelle sangue, o sangue da raça detestada, não o bebia a terra revolta n'uma tarde de batalha, escorrendo de ferida honrada, atravez de rija armadura--mas, gota a gota, escuramente e mollemente se sumia, sorvido por nojentas bichas, que surdiam famintas do lodo e no lodo recahiam fartas, para sobre o lodo bolsar o orgulhoso sangue que as enfartára. N'um charco, onde elle o mergulhára, viscosas bichas bebiam socegadamente o cavalleiro de Bayão! Onde houvera homizio de solares fundado em desforra mais dôce?»

Excerto da obra A Illustre Casa de Ramires de Eça de Queirós, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 29 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: