Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, outubro 27, 2007

Scenas Contemporaneas

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg é, na verdade, um conjunto de oito romances e uma peça teatral.

Eis um extracto de um dos romances:

«Ergui-me, e não sabia já designar a direcção que levára o meu companheiro, nem o ponto onde se deram os tiros. Desfechei a minha clavina, mas a humidade inutilisára a escorva. Os cães, que poderiam ensinar-me o caminho, tinham seguido o meu companheiro. Não desanimei. Tal direcção pareceu-me que deveria ser a melhor, e segui-a. O nevoeiro deixava-me vêr apenas o espaço que pisava. Atravessei a lombada da serra, e comecei a descer. Escorreguei muitas vezes nos algares da encosta, e senti a neve pela cintura. Gastei duas horas, tres, quatro, descendo, descendo, sem encontrar uma povoação. Conheci que estava perdido. A neve augmentava. A noite aproximava-se, e nem um symptoma de vida! Então, sim; tive medo, e imaginei que a minha sepultura, sem solemnidade alguma, deveria encontral-a brevemente no estomago d'algum lobo. E, de mais a mais, eu tinha fome.»

Excerto do romance Morrer por Capricho incluído na obra Scenas Contemporaneas de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 29 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: