Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, novembro 08, 2007

A Lenda da Meia-Noite

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg é, na verdade, uma obra literária que narra uma histórias onde por sua vez se contam várias lendas.

Eis um extracto de uma dessas lendas:

"De repente senti aos meus ouvidos uma voz ligeira como um murmurio, que me fallava n'uma linguagem desconhecida, mas que eu, por uma intuição inexplicavel, comprehendi immediatamente.

Voltei-me, e com grande pasmo, vi a bolsa verde em cima da meza.

Era ella quem me fallava.

--Amigo, dizia-me a velha bolsa, tu valeste-me n'uma grande afflicção, e é justo que tenhas a recompensa. Queres escrever? A tua imaginação preguiçosa, enervada pelos effluvios d'esta noite de primavera, recusa-se a dictar-te o que deves lançar no papel? Eu substituirei a tua imaginação. Pega na penna, e escreve o seguinte no alto d'essa pagina branca: «_Memorias d'uma bolsa verde_.»
"

Excerto da lenda Memórias d'uma bolsa verde incluído na obra A Lenda da Meia-Noite de Manuel Joaquim Pinheiro Chagas, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 28 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: