Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sexta-feira, dezembro 14, 2007

A gravura em Portugal

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg é um conjunto de apontamentos relativos a ilustrações, às suas curiosidades e às dos seus autores, como é o caso desta que apresentamos:

«O retrato parece-me de phantasia, muito differente do que vem na primeira edição das _Decadas_, que foi reproduzido no Catalogo de Salvá e ultimamente, em estampa separada, no _Circulo Camoneano_. O historiador português é representado muito mais moço. O retrato não valerá, pela similhança, como documento historico; mas, pelo primor da execução, valerá como notavel documento artistico. Está assignado, numa letra miudinha, quasi microscopica, e, a legenda diz o seguinte: _L. P. Massilli Vlyssip. Sculp. 1722_.

Será este Massilli português ou estrangeiro? Que significará aquelle _Vlyssip_? Que elle era lisbonense ou que executára a sua obra em Lisboa? Eis uma serie de perguntas, que surgiram, como era natural, no meu espirito, e a que me não julgo por emquanto habilitado a responder satisfatoriamente.»


Excerto da obra A gravura em Portugal : Breves apontamentos para a sua historia de F. M. de Sousa Viterbo, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 18 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: