Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, dezembro 04, 2007

A Morte Vence

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg é um romance cujo título anuncia o seu trágico desfecho. Nem tudo é triste:

«O amor tornava Nuno generoso. Só lamentava que sua mãe tanto tivesse sofrido sem se queixar, transida, conformada com o infortúnio, agarrando-se ainda nervosamente ao seu verdugo como as heras se agarram a uma árvore carcomida, negando-se com obstinação a separar-se dêle e a voltar para o lar paterno, onde seria recebida em festa e onde a sua existência atribulada encontraria suavidade e consôlo--porque, a-pesar-de tudo, continuava a amá-lo com ansiedade, com loucura, com uma constância que nunca afrouxou. Pensando neste caso singular de devoção e de sacrifício, Nuno julgava que havia herdado da mãe as virtudes afectivas, a rectidão, a lealdade, a sensibilidade aguda--e considerava-se feliz por isso...»

Excerto da obra A Morte Vence de João José Grave, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 42 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: