Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Resumo elementar de archeologia christã

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg é uma obra de história da arte, que contém factos e curiosidades de diferentes épocas marcantes em termos de arqueologia e arquitectura: desde o estilo latino ao renascentismo, passando pelo estilo roman e ogival.

Aqui fica um excerto:

«Houve, entre o estylo ogival e o do renascimento, um periodo de transição, durante o qual se notou muitas vezes, no mesmo monumento, uma mistura, uma fusão de fórmas particulares a cada estylo. Portanto encontram-se edificios, os quaes, entre os detalhes melhor caracterisados do estylo ogival do XVI seculo, apresentam ornatos, taes como medalhões, folhagens e arabescos, copiados dos monumentos da Roma antiga. Outras vezes, janellas em ogiva são compostas de pinasios com os perfis no gosto da renascença. Finalmente, ás vezes as abobadas pendentes, os pinaculos e os campanariosinhos estão cheios de ornatos imitados dos edificios da antiguidade.»

Excerto da obra Resumo elementar de archeologia christã de Garcia Redondo, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 31 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: