Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Viagens na Minha Terra (Vol. II)

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg é o segundo de dois volumes de uma obra de Almeida Garrett. Como terminará a história da menina dos olhos verdes?

Aqui fica um excerto ainda sem revelar o desfecho:

«--'Joanninha! Joanninha está aqui?'

--'Está; socega; ja t'o disse, logo a verás.'

--'Eu! Eu para quê? Eu não quero...'

--'Quero eu: hasde ve-la. Ja sabes que sei tudo.'

--'Tudo o quê, Georgina?'

--'Queres que t'o repitta? Repettirei. Que tu amas tua prima, que ella que te adora. E por Deus, Carlos eu ja lhe quero como se fôra minha irman. Intendes bem agora que te não amo? Comprehendes agora que tudo acabou entre nós, e que não vejo, não posso ver em ti ja senão o espôso, o marido da innocente criança que tomei debaixo da minha protecção, e a quem juro que hasde pertencer tu?'»


Excerto da obra Viagens na Minha Terra (Vol. II) de Almeida Garrett, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 37 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: