Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

O Infante D. Henrique e a arte de navegar dos portuguezes

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um discurso de uma conferência em que se exalta a bravura e os feitos dos portugueses nos Descobrimentos.

Aqui fica um excerto:

«E as lendas pullulavam, avultando entre ellas a do Mar Tenebroso, a do Equador inhabitavel e a do Preste João. Dizia-se por um lado: não se póde navegar muito para longe das costas que o Atlantico banha, porque a breve trecho se encontra a região das trevas perpetuas, onde o sol se apaga no occaso, povoada de ferozes monstros marinhos, agitada por medonhos e constantes temporaes, promptos a desfazer o fragil baixel que ousasse lá chegar; essa lenda vinha da antiguidade, e foi porventura preconisada pelos Arabes, que assim se desculpariam de não terem continuado nas suas navegações para o occidente. Por outro lado affirmava-se: é certo haver gentes para alem da linha equinoxional; mas n'esta e nas regiões que se lhe avizinham, os raios do sol incidem com tal força que tornam impossivel ali a vida humana, e impossivel, portanto, a communicação dos povos da Europa com os que habitam alem do Equador.»

Excerto da obra O Infante D. Henrique e a arte de navegar dos portuguezes de Vicente de Almeida de Eça, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 24 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: