Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, abril 24, 2008

Memoria sobre a cultura, e productos da cana de assucar

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra sobre os métodos de produção dos diversos produtos derivados da cana de açúcar.

Aqui fica um excerto:

«Sendo a Canna de Assucar huma planta, destinada pela Natureza a alcançar doze, dezaseis, vinte, e mais palmos de altura, segundo o terreno, e até pollegada e meia de diametro, não he possivel que possa prosperar plantando-se tão junta; porque rouba huma a substancia da outra. Tambem as covas, ou regos, em que se planta, não tem bastante profundidade; duas, ou tres pollegadas não bastão para a suster.

Plantando-se sem alinhamento, em confusão, nunca o sol, e o vento podem aperfeiçoar o seu succo. Fazendo-se a plantação em hum, ou dois partidos, póde pegar o fogo em ambos, o que succede algumas vezes, e fica seu dono empobrecido. A experiencia tem feito conhecer, que todos os fructos doces carecem do Sol, e ár para alcançar a sua perfeição, e que o mesmo sol bata a nu sobre a terra, que cobre as suas raizes; não se reunindo estas circumstancias, os fructos se deteriorão á proporção. Em Portugal as uvas, a que chamão de forcado, são sempre imperfeitas, porque as arvores, que as cobrem, lhes roubão a luz. As larangeiras no Brasil, cubertas de erva de passarinho, dão, pela mesma causa, laranjas pouco doces.»


Excerto da obra Memoria sobre a cultura, e productos da cana de assucar de José Caetano Gomes, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 33 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: