Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, maio 06, 2008

A Casa dos Fantasmas (Vol. I)

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é o primeiro volume de um total de dois. Mais do que o mistério envolvendo uma casa, este livro é também um documento que relata as actualidades da altura das invasões francesas.

Aqui fica um excerto:

«Transportemo-nos um pouco antes dos successos esboçados nas paginas antecedentes aos paços da inquisição, situados no Rocio de Lisboa, aonde hoje ergue o seu frontão votado ás Musas o theatro de D. Maria II. Em algumas das salas e aposentos do antigo palacio dos Estáos, restaurado pelo marquez de Pombal, assentou Lagarde as repartições da policia geral do reino. Era justo! Ao lado do santo officio da fé o santo officio da usurpação. As duas inquisições fraternalmente hospedadas uma a par da outra não podiam offender-se do acaso que as unia! Soldados da guarda real da policia, corpo fundado e disciplinado pelo conde de Novion, emigrado francez que as victorias de Bonaparte e a invasão de 1807 lançaram outra vez nos braços dos seus compatriotas, guardavam as portas de fóra, ou de espadas em punho vigiavam os corredores e camaras, que precediam o quarto reservado aonde o proconsul se encerrava com os seus confidentes.»

Excerto da obra A Casa dos Fantasmas (Vol. I) de Luiz Augusto Rebello da Silva, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 35 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: