Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sexta-feira, maio 16, 2008

Theophilo Braga e a lenda do crisfal

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um documento de afirmação e contestação por parte do autor, relativamente à autoria das Trovas de Crisfal. As ideias do autor são contraditórias às de Teófilo Braga, e este livro é demonstrativo desse choque de ideias. Será Crisfal Cristovão Falcão ou Bernadino Ribeiro?

Aqui fica um excerto:

«Passaram-se dias, passaram-se semanas, e, quando todos julgavam que o professor do Curso Superior de Letras adoptara de Conrado o prudente silêncio, eis que o sr. dr. Theóphilo Braga, a pretexto de pôr os leitores do _Dia_ ao corrente do movimento literário no ano findo, com ares dogmáticos e desdenhosos, enche perto d'uma coluna d'aquele jornal com um aranzel cheio de lugares comuns, procurando refutar as conclusões do meu recente estudo sobre Bernardim Ribeiro.

Não me surpreendeu o rancor que transparece no artigo do snr. dr. Theóphilo Braga. Imagino quanto deve ser doloroso para o professor do Curso Superior de Letras o ter de refundir mais uma vez dois dos volumes da sua chamada edição integral da _Historia da Litteratura Portugueza_: «Sá de Miranda» e «Bernardim Ribeiro». Isto, junto ao conhecimento que possuo da maneira de ser do snr. dr. Theóphilo Braga, é para mim explicação bastante do seu ressentimento, que a prosa do infatigavel «carreador de materiaes» não consegue disfarçar.»


Excerto da obra Theophilo Braga e a lenda do crisfal de Delfim Guimarães, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 24 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: