Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, junho 05, 2008

Lord Palmerston

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma crítica aos que, em Portugal, elogiaram o referido Lord, quando da sua morte, e que esqueceram as atitudes arrogantes e prepotentes do mesmo para com Portugal.

Fica aqui um excerto:

«Não ha nada, por bem extraordinario que pareça, para que não se deva estar preparado. Realizam-se factos contra todas as supposições, ou probabilidades moraes; e emquanto que muitas vezes se levantam escrupulos sobre incidentes triviaes, mas explorados em favor da significação que se lhes quer dar, ou do alcance moral e politico que se pertende ter em vista, outras vezes o olvido, a indulgencia, ou qualquer outro sentimento menos austero, faz com que se esqueçam acontecimentos graves e se absolvam factos, nada innocentes para o pundonor de uma nação.»

Excerto da obra Lord Palmerston: a opinião e os factos de Carlos Testa, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 7 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: