Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, junho 26, 2008

Nova obra de Carlos Testa

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um novo livro em que o capitão Carlos Testa, faz mais uma vez sérias críticas à forma como a politica externa de Portugal é conduzida. Trata-se, portanto, de uma continuação da já publicada obra A Influencia Europea na Africa perante a Civilisação e as Relações Internacionaes.

Eis um excerto:

«Em todos os Estados constituidos e civilisados e onde as leis se incumbem de regular as relações dos individuos entre si, e dos individuos para com o principio da autoridade, a divisão do trabalho, das profissões e das diversas occupações sociaes, constitue uma das condições indispensaveis para a boa ordem economica e para a publica prosperidade.

A vida humana é tão limitada em sua duração, e as exigencias do estado social são tão variadas em seus concebimentos, que seria difficil ou alias impossivel que cada individuo se achasse habilitado para provêr por si só, a todas as necessidades ou gôzos a que uma tal condição social lhe póde fazer aspirar»

Excerto da obra A politica intercolonial e internacional e o tratado de Lourenço Marques de Carlos Testa, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 18 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: