Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, julho 23, 2008

O Olho de Vidro

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um romance de Camilo Castelo Branco, construído em torno da figura de Brás Luís de Abreu, médico português do século XVII.

Eis a introdução feita pelo autor:

«Francisco Luiz d'Abreu, estudante do segundo anno medico na universidade de Coimbra, estava, por volta das onze horas da noite de 28 de janeiro de 1692, estudando, no seu Vila Corta, as theorias de Galeno ácerca das purgas—de purgatione.—Embebecido e pasmado nas virtudes drasticas dos olhos de caranguejo, apenas tinha um todo-nada de espanto para celebrar os não menos miraculosos effeitos da pelle de cobra, quando, tão a deshoras, duas aldrabadas na porta o roubaram ao seu enlevo. Francisco encapuzou-se no gabão, e abriu as portadas da janella que dava sobre o Becco das Flores, becco assim denominado por antiphrase, figura de rethorica tolerantissima que permitte denominar-se flores o adubo de que ellas tiram a seiva putrida, mais tarde evaporada em aromas.»

Excerto da obra O Olho de Vidro de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 21 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: