Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

domingo, outubro 05, 2008

A Revolução Portugueza: O 5 de Outubro (Lisboa 1910)

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que faz todo o sentido ser publicada hoje.

Aqui fica um excerto:

«De todos os relatos que vieram á tona da imprensa portugueza sobre episodios do movimento que implantou a Republica no nosso paiz, conclue-se nitidamente esta coisa curiosa: raros foram os pontos do programma revolucionario que se cumpriram á risca. No emtanto, o movimento triumphou. As longas horas de espectativa dolorosa, que uns passaram a desafiar a morte e outros a contas com a torturante ignorancia da verdade, desfecharam na manhã de 5 de outubro em delirante estralejar da victoria---alcançada simultaneamente pelo esforço heroico de meia duzia de patriotas e a inacção de centenares de descrentes. O movimento triumphou apesar de tudo: da ausencia, no momento supremo, de elementos de coordenação revolucionaria, do desanimo que bem cedo invadiu quasi a totalidade dos dirigentes da campanha, da falta sensivel de armamento destinado aos carbonários e outros civis.»

Excerto da obra A Revolução Portugueza: O 5 de Outubro (Lisboa 1910) de Jorge de Abreu, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 20 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: