Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

domingo, dezembro 28, 2008

A correspondência de Fradique Mendes

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de reúne um conjunto de cartas e considerações de Fradique Mendes trocadas com diversas personalidades da época.

Aqui fica um excerto:

«O ministro, homem de poesia, e de eloquencia, interessára-se francamente por aquella mumia d'um «collega», e jurára logo poupar-lhe o opprobrio de ser tarifada como peixe salgado. S. exc.^a tinha mesmo ajuntado:--«Não, senhor! não, senhor! Ha de entrar livremente, com todas as honras devidas a um classico!» E logo de manhã Pentaour deixaria a Alfandega, de tipoia!

Fradique riu d'aquella designação de _classico_ dada a um hierogrammata do tempo de Ramèzes--e Vidigal, triumphante, abancando ao piano, entoou com ardor a _Grã-Duqueza_. Então eu, tomado estranhamente, sem razão, por um sentimento de inferioridade e de melancolia, estendi a mão para o chapéo. Fradique não me reteve; mas os dois passos com que me acompanhou no corredor, o seu sorriso e o seu _shake-hands_, foram perfeitos. Apenas na rua, desabafei:--«Que pedante!»»


Excerto da obra A correspondência de Fradique Mendes de Eça de Queirós, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 21 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: