Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Saudades: história de menina e moça

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma novela.

Aqui fica um excerto:

«Menina e moça, me levaram de casa de meu pae para longes terras. Qual fosse então a causa d'aquela minha levada,--era eu pequena,--não na soube. Agora, não lhe ponho outra, senão que já então, parece, havia de ser o que depois foi.

Vivi ali tanto tempo, quanto foi necessario para não poder viver em outra parte.

Muito contente fui eu n'aquela terra; mas, coitada de mim, em breve espaço se mudou tudo aquilo que em longo tempo se buscou, e para longo tempo se buscava! Grande desventura foi a que me fez ser triste, ou a que, porventura, me fez ser leda!»


Excerto da obra Saudades: história de menina e moça de Bernardim Ribeiro, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 16 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: