Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, março 17, 2009

Da Terra à Lua

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que nos narra o sonho de um personagem que pretende enviar um projéctil para a Lua. Este sonho transforma-se numa aventura que nunca esquecerá.

Eis um excerto:

"«Sabeis todos, disse, que progressos se tem feito em balistica de alguns annos a esta parte, e a que ponto de perfeição teriam chegado as armas de fogo se a guerra tivesse continuado. Tambem não ignoraes que póde affirmar-se, em geral, que a força de resistencia do canhão e a potencia expansiva da polvora não tem limitação. Pois bem! Partindo d'este principio, perguntei a mim proprio, se usando de um instrumento adequado, collocado em condições determinadas de resistencia, seria possivel enviar uma bala até a Lua!»

Ao ouvir a assembléa estas palavras, exhalou-se a um tempo, de mil peitos arquejantes, uma exclamação de profundo pasmo; houve depois uma pausa silenciosa, similhante á profunda calmaria que precede as tempestades."


Excerto da obra Da Terra à Lua de Júlio Verne, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 26 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: