Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, abril 22, 2009

O Inferno

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um ensaio sobre a noção do "Inferno" nas culturas judaico-cristãs. A título de curiosidade, o livro original foi incluído no "Index" de livros proibidos publicado pelo Vaticano, e o autor foi excomungado por este facto.

Eis um excerto:

«É crença anterior á prégação de Christo, quanto ao texto, mas diversa do espirito do Evangelho, a eternidade das penas. Prende esta crença com outros dogmas rabbinicos, tão obscuros quanto descaridosos, que a Egreja nascente adoptou e que ainda hoje formam o essencial da theologia christã. Podemos reduzir aquelles dogmas a cinco, consubstanciados todos no Inferno. Vem a ser: a Rebellião de Satan, o Castigo de Satan, o Paraiso terreal, a Maldição dos homens, o Povo de Deus.

Não intento esquadrinhar o sentido philosophico de taes dogmas: tal canceira, superflua para leitores instruidos, seria insipida e inutil para os ignorantes. (...)

Entremos na exposição, clara quanta fôr possivel, d'estes dogmas mysteriosos.»


Excerto da obra O Inferno de Auguste Callet (traduzida por Camilo Castelo Branco), disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 37 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: