Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, junho 15, 2009

A Morgadinha dos Canaviais

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra romanceada e crítica da sociedade da época. Toda a acção decorre à volta da família do Mosteiro, na qual é protagonista a nossa Morgadinha.

Eis um excerto:

«Pobre do estranho que por acaso se encontra n'um d'esses circulos apertados pelos estreitos laços da amizade e do parentesco, e se vê obrigado a ouvir a minuciosa chronica das occorrencias da casa, que não é a sua! É uma pathetica illusão a de certas familias, que imaginam que para todos é de igual interesse a narração dos successos domesticos, que tanto as deleitam, e com ella entreteem o primeiro indifferente que se lhes depara; tudo trazem á luz, o dicto agudo da creança de tres annos, os incómmodos que soffreu na primeira dentição, as espertezas do gato favorito, as razões ponderosas que aconselharam a mudança de um movel, a combinação economica que favoravelmente modificou o orçamento domestico, a reforma nos processos culinarios consagrados pelo habito de muitos annos, o exame comparativo da conserva de um anno e da do anno antecedente, os defeitos e qualidades de um criado e mil outras pequenas coisas, que é forçoso escutar com ares de quem as acha curiosissimas, o que obriga a esforços sobrehumanos.»

Excerto da obra A Morgadinha dos Cannaviaes de Júlio Dinis, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 50 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: