Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

domingo, julho 12, 2009

Historia diplomatica do Brazil

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um relato dos acontecimentos relacionados com o reconhecimento do Império brasileiro, enquanto potência independente.

Eis um excerto:

«A Independencia consummou-se em 1822; o reconhecimento do Imperio do Brazil pelo Reino de Portugal apenas teve lugar em 1825, e antes da ex-metropole nenhuma nação européa, nem mesmo a Inglaterra de Canning, abalançára-se a receber em seu convivio official a colonia insurgente. De 1823 a 1827 coube pois á joven diplomacia brazileira pugnar na Europa pela admissão no areopago politico do mundo civilizado da nova nação americana, creada pela ousadia e decisão de um Principe, pelo sentimento latente e crescente da desunião, pela habilidade e patriotismo de alguns estadistas, pelo enthusiasmo e confiança de numerosos espiritos cultos, e pela valiosa cooperação de um almirante inglez em ostracismo social.»

Excerto da obra Historia diplomatica do Brazil de Manuel de Oliveira Lima, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 31 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: