Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sexta-feira, julho 31, 2009

Mulheres e creanças

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é mais uma obra que traz alguma modernidade à forma de encarar o papel da mulher na sociedade. Sendo uma obra avançada para a sua época, consegue conciliar a visão mais moderna com os costumes e a tradição.

Eis um excerto:

«...Sabes uma cousa? Temos um filho! Estas palavras a ti não te dizem nada, a mim banham-me o coração n'uma alegria que em lingua humana se não póde exprimir.

A deliciosa canção da minha felicidade, canto-a eu em beijos chilreados, no corpinho roliço e avelludado, no corpinho de leite do meu primeiro pequenino!

Vivemos em um bairro pouco central, em uma rua muito socegada, onde passam pouquissimos trens, e onde se não ouve o pregoar rouquenho dos vendilhões ambulantes.

O nosso orçamento é de uma exiguidade que faz rir, mas não sei porque minha mulher tem a habilidade de fazer render da maneira mais milagrosa os nossos modestissimos haveres.

Creio que se ámanhã me visse rico, não podia ser tão feliz.»


Excerto da obra Mulheres e creanças: notas sobre educação de Maria Amália Vaz de Carvalho, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 25 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: