Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

domingo, agosto 02, 2009

As obras dos Jeronymos

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra comemorativa do Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), que foi sujeito a intervenções que ora deterioraram parte da obra arquitectónica, ora a enalteceram.

Eis um excerto:

«É claro que o Mosteiro abandonado e arruinado; mutilado, aqui; deformado, alem; cheio de entumecencias ridiculas e de tapumes ignobeis; esfuracado por janellêtas banaes; remendado a retalhos de classicismo pedante; muito differente, naturalmente do que fôra,--e quem sabia e quem pensou o que fôra?

Em summa: uma agglomeração de casarias como succede, e qualquer póde ver, ainda, em quasi todas as edificações conventuaes que as gerações fradescas, as conveniencias de occasião, o gosto e as ideas dominantes das diversas epocas vão successiva e arbitrariamente truncando, sobrepondo, adaptando á sua imagem e semelhança.»


Excerto da obra As obras dos Jeronymos de Luciano Cordeiro, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 13 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: