Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sexta-feira, agosto 21, 2009

A Neta do Arcediago

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um romance de um autor já nosso conhecido, Camilo Castelo Branco. Trata-se da continuação da obra A Filha do Arcediago, também revisto no DP e já publicado no PG.

Aqui fica um excerto:

«Consta da FILHA DO ARCEDIAGO que a filha do memoravel Leonardo Taveira, arcediago de Barroso, houvera de legitimo consorcio com Augusto Leite, uma filha, chamada Assucena.

Quando Rosa Guilhermina contrahiu segundas nupcias com José Bento de Magalhães e Castro, tinha seis annos a creança.

O filho do retrozeiro não se affeiçoou á filha de sua mulher, com quanto a meiga menina o acarinhasse com meiguices, e lhe chamasse pae. Em pouco se conhecia a rude insensibilidade do padrasto. As menores travessuras de Assucena eram para elle o resultado do mimo demasiado que sua mãe lhe dava. A esperteza, que Rosa admirava em sua filha, dizia o senhor José Bento que era malicia; e, por entre dentes, resmungava que não seria ella quem levasse a agua ao seu moinho. Era uma das suas phrases favoritas este annexim, que o filho da senhora Anna Canastreira retivera na memoria, rebelde sempre para o imperativo do verbo laudo, como em tempo competente se disse.»


Excerto da obra A Neta do Arcediago de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 31 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: