Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Os tripeiros

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um romance-crónica histórica, que tem como cenário a região do norte de Portugal.

Aqui fica um excerto:

«Fernando deitou á donzella, que toda trémula se conservava encostada á varanda, um olhar a furto, não se attrevendo, por envergonhado de ser assim, alli na presença della, tractado como uma creança, a uma despedida; com outro relance d'olhos avaliou se as ameaças do tio não teriam, na execução, algum desconto, e lentamente, soltando um suspiro, desceu da arvore em que, ao modo das aves, tinha soltado as primeiras confidencias do amor. Tão depressa sentiu nos pés o contacto do pedregulho da bitesga, como sentiu nas orelhas o da mão de mestre Gonçalo, que acompanhava cada puxão com um epitheto pouco amavel, terminando pelo de «ladrão».

--Ladrão não! exclamou o rapaz dando um salto, ferido pela insistencia do tio naquelle ruim conceito.

--Então que fazias alli, rapaz dos meus peccados?»


Excerto da obra Os tripeiros de António José Coelho Lousada, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 25 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: