Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, outubro 05, 2009

O Carrasco de Victor Hugo José Alves

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é mais um romance de Camilo Castelo Branco. Este romance consta nas bibliografias de Camilo como sendo uma recriação, ligeiramente modificada, do livro denominado "A Infanta Capelista" de que o autor decidiu cancelar a publicação, e destruir os exemplares entretanto impressos, a pedido de D. Pedro II (do Brasil). O enredo gira em torno de uma suposta filha ilegítima do rei deposto, D. Miguel I de Portugal.

Aqui fica um excerto:

«Aquelle rapaz abrazado de cara, a refulgurar uns olhos vertiginosos á feição dos ebrios, cercado de gente, que o escuta, á mesa redonda do Hotel Bragança, é Victor Hugo José Alves.

O energumeno vocifera contra certa mulher que o trahiu. Conta que lhe immolou as convicçoens politicas, a juventude e a liberdade. Diz que por amor d'ella apostatára do socialismo, renegára das crenças republicanas, furtára ao edificio do futuro as achêgas do seu talento, e puzera o seu nome illustre debaixo das maldiçoens da posteridade.

Alguns convivas riem de esguêlha, em quanto outros lhe vão solicitamente reparando o destroço que elle faz no kumel, acinte pedido para afogar a hydra que lhe roe as fêveras da
alma.

Disse elle mais que essa perfida havia casado no dia anterior com o filho de um negreiro que morrera conde, transmittindo ao herdeiro, com a herança ignominiosa de tres milhoens, o titulo, o pergaminho onde o ministro fizera assignar ao rei a abdicação da sua moralidade. Acrescentou que o segundo conde de Baldaque se deixára embair do ardil de uma luveira, que se dava ares de princeza bastarda, tendo sido sua mãe uma famosa aventureira que não poderia com exactidão apontar o pae aos filhos que tivera. Disse mais... Não disse mais nada, porque n'este comenos estalava-lhe em cada face uma bofetada das que entupem os jorros da mais caudal eloquencia.»


Excerto da obra O Carrasco de Victor Hugo José Alves de Camilo Castelo Branco, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 21 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: