Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Notas d'arte

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de arte e respectiva crítica, sob o ponto de vista de um crítico amador. Com 160 figuras, a obra promove a divulgação do que se faz no meio artístico em Portugal no início do século XX.

Aqui fica um pequeno excerto deste volume:

«Ha dias, n'uma roda onde estavam senhoras, n'uma conversa larga e em que se debateram varios assumptos, um houve, que especialmente me prendeu a attenção. Discutia-se Arte em geral, e um dos homens, cavaqueador enragé emerito e apologista da não emancipação da mulher, desfechou abruptamente esta phrase: «Não posso admittir que a mulher seja uma esculptora ou uma pintora».

Escusado será dizer-vos que esta phrase fez no grupo o effeito de um duche frio e forte. Após, porem o choque, houve, como era de esperar, a reacção, e, como poderam, os paladinos da sala, debateram e rebateram a estranha declaração, com factos, n'uma larga demonstração de erudição e talento.

Eu fiquei-me callado, esperando melhor occasião para poder dizer serenamente, sem precipitação, as considerações que tinha a fazer sobre tal assumpto.»


Excerto da obra Notas d'arte de António de Lemos, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 30 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: