Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, fevereiro 06, 2010

Tratado das Cores

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de referência no estudo das cores.

Aqui fica um pequeno excerto:

«Este breve Tratado naõ he outra cousa mais, que huma clara exposiçaõ das minhas ideas, a respeito das Cores, na mesma ordem, com que ellas se me presentáraõ. Illuminando alguns planos, me apercebi dos diversos effeitos, que resultavaõ da mixtura de differentes Cores. Fiz experiencias mais methodicas, e me pareceo, que sobre os seus resultados, se poderiaõ estabelecer alguns Principios. Estes Principios, nascidos da experiencia, os achei conformes ás analogias da Natureza; e assim os tive por verdadeiros.

(...)

Terei a mayor satisfaçaõ de que os verdadeiros Amadores das Sciencias Naturaes achem as minhas hypothesis bem fundadas: e espero que em huma sciencia puramente natural naõ exigiráõ demonstraçoens geometricas, contentando-se da experiencia, e de bem fundadas analogias, que saõ a verdadeira prova desta sorte de Conhecimentos»


Excerto da obra Tratado das Cores de Diogo de Carvalho e Sampaio, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 17 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: