Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

terça-feira, março 16, 2010

Os factos

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que fornece dados estatísticos relativamente à situação de Portugal da altura.

Aqui fica um excerto:

«Se esta eloquente voz dos dados estatisticos faz impressão dolorosa no animo menos previdente, essa impressão seria sem duvida modificada vendo crescer ao lado de encargos tam pesados a fonte de nova riqueza, fomentada pelo emprego das sommas que, dos emprestimos, deviam applicar-se, e se applicaram, aos melhoramentos de que devia approveitar a fortuna publica.

Não succede porém assim e a somma da nossa exportação é quasi estacionaria, senão decrescente, emquanto as outras nações constantemente addicionam á sua fortuna milhões e milhões de libras, producto da boa applicação do seu credito e do juizo com que se prestam a fazerem sacrificios para o sustentarem.»


Excerto da obra Os factos de J. G. de Barros e Cunha, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 14 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: