Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quarta-feira, abril 21, 2010

Algumas lições de psicologia e pedologia

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra que compila um conjunto de palestras sobre aspectos psicológicos que podem conduzir a uma melhor educação das crianças e jovens.

Aqui fica um excerto:

«E neste momento, ao tratar-se dêste assunto, eu relembro a transformação que se operou no meu espírito, e a alegria que experimentei, quando pela primeira vez eu, que era um _míope inconsciente_, olhei para o que me cercava, através de umas lunetas de vidros divergentes. Corrigi a minha vista e então comecei a aproveitar mais nas minhas aulas, onde muitas vezes não seguia o que se expunha no quadro preto, por supôr que isso era só para os que junto dêle estavam, e comecei então tambêm a usufruir uma maior soma de prazer, o prazer de vêr e gosar o que se vê. A minha concepção do mundo modificou-se, melhorou. Passei a ser mais optimista; encontrei no mundo e na vida um fim estético, harmonioso, espectacular, se me permitem o termo.

E lembrar-me eu que entre vós, segundo as minhas recentes observações, há, de 43% de inferiores ou defeituosos da visão, apenas uns 10% com a vista corrigida! Correi já, por vosso interêsse, aos médicos oculistas; eis o meu conselho.»


Excerto da obra Algumas lições de psicologia e pedologia de António Aurélio da Costa Ferreira, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 26 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: