Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, abril 08, 2010

A Divorciada

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é uma obra de José Augusto Vieira.

Aqui fica um excerto:

«Ermelinda porém enchia-se por elle d'uma suave gratidão; o sangue novo que a revigorava, entumescia-a de incongruentes desejos; adivinhava a alma do commendador e sentia-se feliz em ser assim amada, submissamente, como uma rainha, com a adoração respeitosa e fervente d'um fanatico.

—Como teria sido feliz, se o houvera desposado—pensava—que desgraça a sua, em ter conhecido o
outro!—

—e elle afinal, a que podia aspirar coitado?!... que falsa posição a sua—como se lhe affigurava uma indignidade revoltante aquelle voto que a sociedade lhe houvera imposto com o processo de separação!—

—porque não havia ella de ser livre, poder amal-o, poder dedicar-lhe o seu coração tão cheio de boa gratidão, principiar com elle uma vida nova, toda cheia de paz e de carinho, formando uma familia honesta e honrada!—

—que era ella afinal? nem solteira, nem casada, nem viuva! que lei infame!... e não havia justiça na terra!—»


Excerto da obra A Divorciada de José Augusto Vieira, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 34 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: