Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, agosto 09, 2010

A architectura religiosa na Edade Média

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um documento histórico sobre a arquitectura dos nossos monumentos, nomeadamente, o Mosteiro de Alcobaça, a Sé de Lisboa e o Mosteiro da Batalha.

Aqui fica um pequeno excerto, sobre o Mosteiro da Batalha:

«O estylo architectonico do Mosteiro da Batalha é de um ogival purissimo, de perfeita unidade e harmonia nas linhas geraes, elegantissimo, sobrio na ornamentação aliás fina e distincta; em summa, traduz os melhores caracteres da arte na mais florescente edade. Esta impressão resalta do conjunto do monumento e do estudo das suas differentes partes.

(...)

A construcção do Mosteiro da Batalha começou, pois, quando no continente o Estylo Ogival resvalava para a decadencia; pelo mesmo tempo, erguiam-se em Sevilha e Milão duas enormes cathedraes de estylo bem menos puro. Esta coincidencia da pureza architectonica do Mosteiro da Batalha com a da arte ingleza parece-nos assás caracteristica; outras rasões ha, porém, que ainda mais apertam estas relações.»


Excerto da obra A architectura religiosa na Edade Média de Augusto Fuschini, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 40 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: