Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Scenas de viagem

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um documento descritivo da fauna, da flora e dos povos índios encontrados ao longo de uma expedição na América do Sul.

Aqui fica um pequeno excerto:

«Assim os paes servirão com toda a dedicação a seus filhos, que lhes obedecem cegamente. Isto em cada grupo, em cada circulo. Não notámos particular respeito aos velhos, deferencia á velhice, como acontece aos indios da America do norte, de cujos costumes, um tanto poetisados, fez Chateaubriant assumpto de um poema.

D'essa submissão resulta a verdadeira venda que se executa entre o pae de uma mulher nubil e qualquer homem que a queira para companheira ou para mero passatempo: a filha sujeitar-se-ha á imposição paterna, aceitando sem murmurar o esposo, que lhe apresentem ou despresando aquelle, cuja separação aconselharem.»


Excerto da obra Scenas de viagem de Alfredo d'Escragnolle Taunay, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 23 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: