Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

segunda-feira, outubro 04, 2010

Descripção de algumas especies novas...

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um livro de zoologia que descreve crustáceos e aracnídeos, em língua portuguesa e francesa.

Aqui fica um pequeno excerto:

«O Museu de Lisboa recebeu ultimamente uma excellente collecção zoologica, composta de representantes de diversas classes e ordens, proveniente d'uma exploração emprehendida pelo sr. José d'Anchieta, de seu motu proprio e a expensas suas, em varios pontos da Africa occidental portugueza, taes como Loango, Cabinda, Rio Quilo, etc.

Entre o grande numero de insectos que constituem uma parte muito interessante d'esta collecção, coube-nos estudar os insectos apteros ou arachnidios, que comprehendem especies muito notaveis, não só pela sua raridade, como por serem algumas, ao que nos parece, totalmente desconhecidas.

(...)

Incluimos egualmente n'esta serie de publicações irregulares, as descripções das especies novas de crustaceos dos nossos mares e das possessões portuguezas, que ha muito tempo temos estudadas: é mesmo por ellas que vamos começar.»


Excerto da obra Descripção de algumas especies novas ou pouco conhecidas de crustaceos e arachnidios de Portugal e possessões portuguezas no Ultramar de Felix Antonio de Brito Capello, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 13 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: