Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

quinta-feira, maio 19, 2011

Memoria dos feitos macaenses contra os piratas da China

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é um registo de memórias que relata a vivência junto dos povos orientais.

Aqui fica um pequeno excerto:

«Seriam nove horas da manhã, quando se avistou o navio apresado; e antes de anoitecer já os nossos iam no alcance da esquadra inimiga! Como foi possivel obrar tanto em tão pouco tempo? Tudo se deveu á generosidade dos macaenses, e ao estimulo dado pelo incançavel Arriaga. Este digno Ministro, honra dos togados, e columna forte da gloria nacional, não se limitou a ser o primeiro em votar, e concorrer com meios para o desempenho desta empreza. Pesando a importancia da cidade, e o perigo em que ella se achava, resolveu sobre sua defeza penhorar todas as forças sem perdoar as despezas, diligencias ou perigos. Foi com seus braços dar exemplo aos macaenses mais distinctos, que todos trabalharam na promptificação dos navios.»

Excerto da obra Memoria dos feitos macaenses contra os piratas da China de José Ignacio de Andrade, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 29 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: