Página a Página

Saiba como pode ajudar a preservar a história página a página, aqui.

sábado, agosto 27, 2011

Obras Completas de Luís de Camões (Tomo III)

A mais recente obra da colecção em língua portuguesa no sítio do Projecto Gutenberg (PG) é o terceiro volume de um livro de Camões.

Aqui fica um pequeno excerto:

«ENDECHAS A BARBARA ESCRAVA.

Aquella captiva,
Que me tẽe captivo,
Porque nella vivo,
Ja não quer que viva.
Eu nunca vi rosa
Em suaves mólhos,
Que para meus olhos
Fosse mais formosa.

Nem no campo flores,
Nem no ceo estrellas,
Me parecem bellas,
Como os meus amores.
Rosto singular,
Olhos socegados,
Pretos e cansados,
Mas não de matar.

Huma graça viva,
Que nelles lhe mora,
Para ser senhora
De quem he captiva.
Pretos os cabellos,
Onde o povo vão
Perde opinião,
Que os louros são bellos.

Pretidão de Amor,
Tão doce a figura,
Que a neve lhe jura
Que trocára a cór.
Leda mansidão,
Que o siso acompanha,
Bem parece estranha,
Mas barbara não.

Presença serena,
Que a tormenta amansa:
Nella emfim descansa
Toda minha pena.
Esta he a captiva,
Que me tẽe captivo;
E pois nella vivo,
He fôrça que viva.»


Excerto do livro Obras Completas de Luis de Camões (Tomo III) de Luís Vaz de Camões, disponível para leitura no sítio do Projecto Gutenberg. Esta obra foi revista por 29 voluntários do Projecto Distributed Proofreaders.

Boas leituras.

Etiquetas: